1.067 M€ a concurso e 471 M€ de incentivo aprovado
Desde o início do Programa, o COMPETE 2030 tem promovido avisos de concurso para apoiar a inovação e o desenvolvimento empresarial, contribuindo para a competitividade da economia nacional.
Amorim Cork Flooring lança gama "plastic free" com foco na sustentabilidade e na oferta de produtos de alta qualidade e design eco-consistente.
A Amorim Cork Flooring lançou recentemente uma nova gama de revestimentos de cortiça “plastic free”. Com esta iniciativa, a empresa reforça a sua posição na vanguarda da inovação sustentável, oferecendo produtos de alta qualidade e design eco-consistente.
De acordo com Moisés Ribeiro, Diretor de Operações da Amorim Cork Flooring, em 2024, a empresa celebra um marco significativo.
Apresenta, assim, um portfólio totalmente livre de PVC, o que reforça ainda mais o seu compromisso com a sustentabilidade e o design eco-consistente. Esta nova linha de produtos surge, por conseguinte, de um investimento considerável em tecnologia de impressão avançada, garantindo um sincronismo perfeito entre design e textura. Além disso, o projeto Go4Green, cofinanciado pelo COMPETE 2020, foi fundamental para o desenvolvimento desta gama inovadora, posicionando-a como uma referência global.
Além disso, o projeto Go4Green inclui a instalação de painéis fotovoltaicos e uma nova linha de embalagens, o que permitirá reduzir o uso de plástico termo retrátil em cerca de 60 toneladas por ano. Segundo Ribeiro, este é “um passo essencial para diminuir a pegada ambiental e promover práticas mais sustentáveis”.
Entre os produtos de destaque desta nova gama, encontra-se o Wicanders Wise Bionatural, um pavimento de cortiça resistente à água, produzido com materiais 100% renováveis de origem vegetal. Este produto, que tem uma pegada de carbono negativa e mais de 95% de conteúdo reciclável, resulta de quatro anos de investigação e desenvolvimento.
Por outro lado, a tecnologia Digital Printing EIR (Embossed in Register), utilizada neste projeto, oferece texturas e aparências realistas de madeira e pedra. “A durabilidade e estabilidade dos nossos produtos foram significativamente melhoradas, o que os torna ideais para condições climáticas extremas”, destaca Moisés Ribeiro. Esta tecnologia permite criar superfícies com uma sensação táctil e visual muito próxima da madeira e da pedra natural.
No entanto, a Amorim Cork Flooring não pretende ficar por aqui. A empresa continua a liderar a transição para a sustentabilidade, mantendo o foco na inovação e na redução de resíduos. O projeto Go4Green exemplifica, assim, como a inovação pode andar de mãos dadas com a sustentabilidade, oferecendo soluções de alto valor acrescentado no setor dos materiais de construção.
Cofinanciamento
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, o projeto Go4Green envolveu um investimento elegível de cerca de 9,1 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 1,3 milhões de euros.
Links úteis
Desde o início do Programa, o COMPETE 2030 tem promovido avisos de concurso para apoiar a inovação e o desenvolvimento empresarial, contribuindo para a competitividade da economia nacional.
Nos dias 23 e 24 de outubro, a região do Alentejo foi palco da 4.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do COMPETE 2030. Este encontro procurou fortalecer o diálogo e a colaboração, impulsionando o desenvolvimento de iniciativas cofinanciadas pelo Programa.
Lisboa foi eleita Melhor Destino Culinário da Europa, enquanto o Porto recebeu o título de Melhor Destino Culinário Emergente.