O LabX – Centro para a Inovação no Setor Público, uma iniciativa da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, celebrou recentemente oito anos de trabalho dedicado à transformação da administração pública em Portugal.
O LabX – Centro para a Inovação no Setor Público, uma iniciativa da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, celebrou recentemente oito anos de trabalho dedicado à transformação da administração pública (AP) em Portugal.
Este projeto contou com o cofinanciamento do COMPETE 2020 (Laboratório de Experimentação da Administração Pública – LabX) e tem como missão impulsionar o ecossistema de inovação na AP, promovendo a renovação dos serviços públicos e adaptando-os às reais necessidades dos cidadãos e das empresas.
Desde a sua criação, o LabX tem-se afirmado como um espaço de experimentação e colaboração, onde funcionários públicos, cidadãos e especialistas trabalham em conjunto para encontrar soluções inovadoras para os desafios do setor público. Entre os diversos projetos desenvolvidos, destaca-se a “Rede de Laboratórios de Experimentação”, constituída por equipas que desenvolvem atividades em parceria com o LabX e que atuam em ciclos de prototipagem rápida para materializar projetos destinados a (re)desenhar melhores serviços públicos.
Outro projeto relevante é a “Rede de Inovadores”, que reúne trabalhadores e dirigentes da função pública. O seu propósito é fomentar o espírito inovador e de experimentação, conectando transversalmente as entidades públicas, independentemente do seu setor de atuação. A rede promove a partilha e a divulgação de boas práticas através da incubação e mentoria de projetos experimentais, da formação dos seus membros, do desenvolvimento de ferramentas e metodologias, e da organização de eventos abertos ao ecossistema de inovação em Portugal, entre outras iniciativas.
O LabX distingue-se, ainda, pela sua abordagem participativa que visa simplificar processos e incentivar a participação ativa dos cidadãos na criação de serviços públicos mais eficazes e transparentes. Através de workshops e sessões de cocriação, os cidadãos têm a oportunidade de contribuir diretamente para o desenvolvimento de novos serviços. Com parcerias nacionais e internacionais, o LabX tem, também, expandido o seu impacto, partilhando boas práticas e conhecimentos com outras organizações do ecossistema de inovação no setor público.
O COMPETE 2030 felicita toda a equipa do LabX pelo seu 8.º aniversário de trabalho inovador e pela sua dedicação ao serviço público!
As exportações superaram os 3 mil milhões de euros. Este crescimento reflete o impacto de soluções inovadoras e o reconhecimento internacional de produtos farmacêuticos e dispositivos médicos nacionais.
Portugal apresenta a sua visão estratégica para o próximo Programa-Quadro da União Europeia, destacando prioridades para a investigação e inovação no período 2028–2034.