“PME Promoting Health Portugal” é uma operação cofinanciada pelo COMPETE 2030 que tem como objetivo principal a criação e implementação de um plano integrado de ações de internacionalização para a promoção da oferta nacional de bens e serviços da cadeia de valor da Saúde.
O Health Cluster Portugal dinamiza a iniciativa “PME Promoting Health Portugal”, uma operação cofinanciada pelo COMPETE 2030 que tem como foco a internacionalização do setor da saúde português. Conta com mais de 50 empresas portuguesas do setor e tem como objetivo principal a criação e implementação de um plano integrado de ações de internacionalização para a promoção da oferta nacional de bens e serviços da cadeia de valor da Saúde.
Foco Internacional
O “PME Promoting Health Portugal” pretende reforçar a capacidade exportadora das empresas portuguesas da saúde e elevar o seu reconhecimento internacional.
Para alcançar estes objetivos estão previstas, sob a marca Health Portugal, diversas ações, tais como: a participação em feiras e eventos internacionais, a organização de missões empresariais, a promoção de ações de B2B e a criação de materiais de marketing e divulgação.
Serviços e produtos de saúde portugueses reconhecidos internacionalmente
Este setor tem vindo a afirmar-se com um dos motores do desenvolvimento económico e social. “A capacidade exportadora da Saúde está, de forma consolidada, numa acentuada trajetória crescente e reflete o esforço que tem sido feito pelas diferentes entidades, públicas e privadas, no sentido de reforçar a presença de Portugal nos mercados externos. A oferta nacional neste domínio é competitiva nos mercados mais exigentes”, partilhou connosco Joaquim Cunha, Diretor Executivo do Health Cluster Portugal. O responsável salientou ainda a potencialidade deste setor gerar, através destas iniciativas, “novos fluxos de investimento, novos postos de trabalho e contribuir para a diversificação da nossa economia”.
O HEALTH CLUSTER PORTUGAL é promotor desta iniciativa, e teve projetos que foram cofinanciados pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Esta associação tem como objetivo contribuir para uma maior competitividade da cadeia de valor nacional da Saúde pela valorização do conhecimento gerado e disponível nas universidades, nos institutos de investigação, nos hospitais e nas empresas num quadro de desenvolvimento económico e social, de sustentabilidade e de mais e melhor saúde para todos.
Nos dias 23 e 24 de outubro, a região do Alentejo foi palco da 4.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do COMPETE 2030. Este encontro procurou fortalecer o diálogo e a colaboração, impulsionando o desenvolvimento de iniciativas cofinanciadas pelo Programa.