REGIOSTARS, o selo de excelência para projetos da União Europeia!
Em 2024, os Prémios REGIOSTARS registaram um número recorde de 262 candidaturas, das quais apenas 25 foram finalistas, incluindo três projetos portugueses entre os selecionados.
Em 2024, estes Prémios registaram um número recorde de 262 candidaturas, das quais apenas 25 foram finalistas, incluindo três projetos portugueses entre os selecionados.
Os Prémios REGIOSTARS, criados em 2008, tornaram-se um símbolo de excelência para projetos cofinanciados pela União Europeia. Estes prémios destacam iniciativas inovadoras que promovem o desenvolvimento regional, contribuindo para as prioridades da UE, como uma economia inteligente, verde e inclusiva.
A cada ano, um júri especializado avalia centenas de candidaturas de projetos financiados pela política de coesão da União Europeia. Em 2024, o número de candidaturas atingiu um recorde, com 262 projetos submetidos, dos quais apenas 25 finalistas foram selecionados para competir nas diferentes categorias, que incluem temas como a transição ecológica, inovação e inclusão social.
Estes prémios não apenas reconhecem o impacto regional dos projetos, mas também incentivam a replicação de boas práticas em toda a Europa. O público também tem um papel ativo no processo, podendo votar no seu projeto favorito para o Prémio “Escolha do Público“.
Este ano, o ECOGRES 4.0, projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, é o único representante português entre os finalistas, concorrendo na categoria dedicada à transição ecológica e ao desenvolvimento regional.
Os vencedores dos REGIOSTARS 2024 serão anunciados após a segunda fase de avaliação, que inclui apresentações ao vivo e entrevistas com o júri. A votação para o Public Choice Award está aberta até 09 de outubro de 2024.
Os Prémios REGIOSTARS são um exemplo claro do compromisso da União Europeia com a inovação e sustentabilidade no desenvolvimento regional, promovendo uma Europa mais verde, inteligente e justa.
Apoie o projeto ECOGRES 4.0 com o seu voto! Vote já, na categoria “Green Europe”.
O LabX – Centro para a Inovação no Setor Público, uma iniciativa da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, celebrou recentemente oito anos de trabalho dedicado à transformação da administração pública em Portugal.
Guimarães conquista o prestigiado título de Capital Verde Europeia 2026, celebrando uma década de compromisso com a sustentabilidade e a inovação ambiental.