Saltar para o conteúdo principal da página

Compete 2030

O que é

A Comissão Europeia aprovou o Programa temático Inovação e Transição Digital (COMPETE 2030) para o próximo período de programação 2021-2027.

Através deste Programa, o COMPETE2030 dispõe de uma dotação de 3.904 mil milhões de euros de fundos europeus para financiar investimentos essencialmente nas regiões do Norte, Centro e Alentejo, dos quais 3.504 Milhões de euros FEDER e 400 Milhões de euros FSE.

O Programa é constituído por 3 Objetivos Estratégicos que se articulam com as Prioridades e os Objetivos Específicos. O COMPETE 2030 intervindo apenas nas regiões de convergência, assume uma agenda temática de promoção da competitividade da economia nacional, quer através da aposta na I&I, quer através da promoção da sustentabilidade e da autonomia energética, constituindo a qualificação dos ativos empresariais um instrumento nesta estratégia.

Como se aplica

O valor disponível no Programa está distribuído por Objetivos de Política, organizados por Objetivos Específicos.

As condições a cumprir por quem se quiser candidatar estão definidas no regime geral de aplicação dos fundos europeus do Portugal 2030, na regulamentação específica aprovada pela Comissão Interministerial de Coordenação do Portugal 2030 e nos avisos de concurso.

Quem pode ser apoiado

  • Empresas
  • Universidades e Politécnicos
  • Entidades do Sistema Científico e Tecnológico
  • Entidades não Empresariais do Sistema de I&I ENESII
  • Associações Empresariais e outras entidades de natureza associativa.
  • Entidades Publicas

Os beneficiários dos apoios também serão definidos nos avisos de concurso.

Última atualização a 15 de Fevereiro 2024

A carregar...