Registo Pedido Auxílio - Descarbonização das Empresas
Republicação 2025-02-10 | A presente Republicação abrange os Pontos 1 - Enquadramento e 4 – Procedimento de utilização do registo do Aviso.
Presidente da Comissão Diretiva do COMPETE 2030 participou, ontem, num painel dedicado à Inovação tecnológica e à competitividade.

Para Alexandra Vilela, o principal elemento que Portugal precisa para ser um líder na inovação mundial é a capacidade de transformar o conhecimento e talento em soluções competitivas, globais e escaláveis.
A Presidente da Comissão Diretiva do COMPETE 2030, Alexandra Vilela, participou ontem , dia 11 de novembro num painel dedicado à Inovação tecnológica e à Competitividade, organizado pelo Banco de Fomento Português, enquadrado no Websummit.
Num painel que reuniu o COMPETE 2030, com a Start-Up Portugal e a ANI – Agência Nacional de Inovação – foram analisados os fatores relevantes para que Portugal seja um player ativo na criação de inovação tecnológica.
O COMPETE 2030 é um programa temático que tem por objetivo responder aos desafios de competitividades e inovação em Portugal , com foco na Inovação e Investigação; na Digitalização: no crescimento e competitividade das PME´s nacionais; na Eficiência Energética e na Descarbonização e na Qualificação dos Recursos Humanos. Neste contexto, para Alexandra Vilela a missão do COMPETE 2030 está totalmente alinhada com a inovação tecnológica “ O COMPETE 2030 é flexível e seletivo, direcionando recursos para os projetos mais impactantes“.
Para a Presidente do COMPETE 2030 , o mais importante para que Portugal transforme , nos próximos 5 anos, a inovação em inovação com impacto mundial, passa por transformar o conhecimento e o talento em soluções globais e escaláveis , o que implica aumentar a colaboração entre as Universidades, start-ups e a indústria ; aumentar o acesso a redes globais, mentores com experiência e parcerias internacionais ; reter e atrair talento; promover uma cultura de risco e ambição e garantir acesso a capital privado.
12 de Novembro 2025
Republicação 2025-02-10 | A presente Republicação abrange os Pontos 1 - Enquadramento e 4 – Procedimento de utilização do registo do Aviso.