Investimentos em Health Tech crescem em Portugal com foco na inovação
Os dados do "Portugal Startup Ecosystem Report" de 2024 revelam um crescimento significativo no financiamento de startups de tecnologia da saúde.
O Parlamento Europeu aprovou, este mês, o Regulamento sobre Inteligência Artificial que entra em vigor no próximo dia 21 de abril. Este é mais um passo na liderança tecnológica da UE, em total respeito pelos direitos fundamentais dos cidadãos europeus.
O Parlamento Europeu aprovou, este mês, o Regulamento sobre Inteligência Artificial (IA) que entra em vigor no próximo dia 21 de abril e define o período de até 21 de abril de 2025 para que as empresas se possam adaptar às novas regras.
Este é mais um passo na liderança tecnológica da UE, em total respeito pelos direitos fundamentais dos cidadãos europeus.
O regulamento original foi proposto pela Comissão Europeia, em abril de 2021, procurando definir as regras-base para garantir a segurança, a ética e a inovação da IA sem descurar.
A Inteligência artificial é uma tecnologia em rápida evolução e com um elevado potencial para gerar benefícios, mas também alguns riscos para diversas áreas da economia e da sociedade em geral. A UE tem procurado uma abordagem equilibrada na utilização desta tecnologia que preserve a liderança tecnológica e, em simultâneo, assegure o respeito fundamental pelos valores que regem os países europeus.
O regulamento agora aprovado é dirigido aos sistemas de IA utilizados em setores como a saúde, as finanças, a mobilidade e o meio ambiente, definindo regras para sistemas de alto risco e para a utilização geral.
Sistemas de alto risco
Os sistemas de altor risco exigem uma avaliação antes da colocação no mercado. Devem ser transparentes, explicáveis, documentados e ter uma supervisão humana adequada. O regulamento prevê regras específicas para áreas como a biometria em tempo real e para os sistemas de educação.
Sistemas proibidos
Fica proibida a IA que manipule comportamentos humanos de maneira falaciosa ou exploratória e ainda qualquer utilização da IA que discrimine com base na raça, género, etc.
Saiba mais
– Conheça em maior detalhe o Regulamento na notícia oficial do Parlamento Europeu
– Conheça o Regulamento Inteligência Artificial