Saltar para o conteúdo principal da página

Smart Roofs System revoluciona impermeabilização e sustentabilidade das coberturas

O projeto Smart Roofs System, liderado por um consórcio da Saint-Gobain Portugal, lança uma solução inovadora para a impermeabilização de coberturas, combinando sustentabilidade e alta durabilidade.

11 de Junho 2024 | Notícias

O projeto SRS, desenvolvido por um consórcio liderado pela Saint-Gobain Portugal, introduz uma solução inovadora para a impermeabilização de coberturas, combinando sustentabilidade e alta durabilidade.

No âmbito do projeto Smart Roofs System (SRS), desenvolvido pela Saint-Gobain Portugal em parceria com a Têxteis Penedo e três entidades – Itecons, CITEVE e CENTI, foi criado um sistema avançado de impermeabilização de coberturas que promete transformar o setor da construção. Este sistema, cofinanciado pelo COMPETE 2020, utiliza uma membrana de base aquosa reforçada com um substrato têxtil inteligente, capaz de refletir os raios solares e regular a humidade interna.

O novo sistema SRS visa resolver problemas comuns como fissuração e durabilidade reduzida, resultantes da falta de resistência mecânica dos materiais têxteis de reforço e das condições climáticas variáveis que dificultam a secagem adequada da membrana. Além disso, o sistema diminui os impactos ambientais e melhora o desempenho térmico dos edifícios, facilitando a manutenção através de sensores inteligentes que monitorizam e regulam a humidade interna.

Pedro Sequeira, Diretor de Operações na Saint-Gobain Portugal, afirma: «No âmbito do projeto SRS – Smart Roofs System, o consórcio liderado pela Saint-Gobain Portugal e em parceria com entidades nacionais como a Têxteis Penedo e três entidades ENESII – ITECONS, CITEVE e CENTI, desenvolveu um sistema de impermeabilização para coberturas, terraços e varandas de utilização fácil e mais sustentável, pelo que é acessível a qualquer profissional de construção. Um eixo crucial do seu desempenho mecânico melhorado consiste na utilização de um reforço perfeitamente adaptado a uma membrana de base aquosa, sem comprometer a sua secagem. Outro eixo fundamental consiste no desenvolvimento de uma membrana líquida de impermeabilização de elevado desempenho e de base aquosa. O terceiro eixo implica o desenvolvimento de um sistema de sensorização e correção inteligente que se provou ser possível embora ainda não exequível na sua plenitude.»

Graças à colaboração entre estas entidades, o projeto SRS resultou num produto que supera claramente as soluções atuais, promovendo a sustentabilidade e a eficiência na construção, como realça Pedro Sequeira: «O resultado obtido, claramente acima do desempenho de soluções atuais, foi alcançado pela cooperação de todas as entidades acima mencionadas, possível e fomentada pelo programa COMPETE 2020 que cria uma plataforma ideal para este tipo de colaborações!»

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto SRS – Smart Roofs System envolveu um investimento elegível de 966 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 652 mil euros.

Prémio

Sabia que este projeto ganhou o Prémio de Inovação da Techtextil, atribuído pela feira de têxteis técnicos e não-tecidos, na categoria “novo produto”?

Artigos relacionados

13 de Novembro 2024

Comité de Acompanhamento do COMPETE 2030 reunido no Alentejo

Nos dias 23 e 24 de outubro, a região do Alentejo foi palco da 4.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do COMPETE 2030. Este encontro procurou fortalecer o diálogo e a colaboração, impulsionando o desenvolvimento de iniciativas cofinanciadas pelo Programa.

A carregar...