Portugal na Vanguarda do Engineering & Tooling
Conheça a operação “Engineering & Tooling from Portugal 2023_2024”, que impulsiona a internacionalização do setor de moldes português.
O relatório, parte da SME Performance Review, oferece uma visão sobre o desempenho económico das PME, destacando desafios e oportunidades.
A Comissão Europeia publicou o Relatório Anual de Desempenho das PME 2023/2024, uma ferramenta essencial para monitorizar o progresso das Pequenas e Médias Empresas (PME) na União Europeia. Este relatório, parte da SME Performance Review, oferece uma visão detalhada sobre o desempenho económico das PME, destacando os desafios e oportunidades que enfrentam.
PME em tempos de crise
Nos últimos anos, as PME europeias enfrentaram desafios sem precedentes. A pandemia, as interrupções nas cadeias de abastecimento globais e, mais recentemente, o impacto da guerra na Ucrânia e o aumento dos custos da energia, afetaram gravemente estas empresas. Esta combinação de fatores resultou numa inflação elevada e ameaçou a recuperação económica das PME.
Estratégia para o futuro
Apesar das dificuldades, a Estratégia Industrial Europeia oferece novas oportunidades para as PME, com foco na transição para uma economia verde e digital. No entanto, a adaptação a estas mudanças exige esforços adicionais por parte das empresas.
Avaliação por país
A Comissão Europeia também divulgou as fichas informativas sobre PME de cada Estado-Membro, que apresentam dados chave sobre o desempenho das empresas. Este novo formato permite uma análise mais detalhada por dimensão e ecossistema industrial, facilitando a avaliação do impacto das políticas a nível nacional.
Este relatório anual de desempenho das PME 2023/2024 e as fichas informativas são instrumentos valiosos para acompanhar o progresso das PME e apoiar a formulação de políticas que favoreçam o seu crescimento e competitividade.
Mais informação e documentos adicionais em: Comissão Europeia – SME Performance Review
Conheça a operação “Engineering & Tooling from Portugal 2023_2024”, que impulsiona a internacionalização do setor de moldes português.
O programa de estágios internacionais, cofinanciado pelo COMPETE 2030, está já na 27.ª edição, integrando 90 jovens e sob o mote “Fortalecer a Economia com Talento e Inovação”.
Dados do Banco de Portugal revelam um crescimento das exportações portuguesas em 2024.