1.067 M€ a concurso e 471 M€ de incentivo aprovado
Desde o início do Programa, o COMPETE 2030 tem promovido avisos de concurso para apoiar a inovação e o desenvolvimento empresarial, contribuindo para a competitividade da economia nacional.
No Dia Internacional das Famílias, destacamos projetos cofinanciados e voltados para o bem-estar e a diversão das famílias, bem como iniciativas com benefícios diretos para os cidadãos.
Nesta ocasião, destacamos projetos cofinanciados e voltados para o bem-estar e a diversão das famílias, bem como iniciativas com benefícios diretos para os cidadãos.
No dia 15 de maio, assinala-se o Dia Internacional das Famílias, uma ocasião para celebrar a importância dos laços familiares. Este ano, mais do que nunca, valorizamos o tempo passado com aqueles que amamos e os momentos de diversão em família.
O COMPETE 2020 tem impulsionado projetos que promovem bem-estar, entretenimento e benefícios diretos para os cidadãos, fortalecendo os laços familiares e proporcionando momentos de diversão. Vamos aproveitar este dia para desfrutar em família e reconhecer o papel fundamental que desempenham nas nossas vidas!
Conheça alguns dos projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020:
O Boletim de Vacinas Eletrónico foi uma ferramenta inovadora para os portugueses. Com claros benefícios para o cidadão, permitiu um acesso simplificado ao histórico de vacinação, eliminando os riscos de perda ou extravio de informação associados ao formato em papel. Graças ao Registo de Saúde Eletrónico – Área do Cidadão do Portal SNS, consultar e partilhar o Boletim de Vacinas tornou-se simples e prático. Este projeto, promovido pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, envolveu um investimento elegível de 292 mil euros e um incentivo FEDER de 248 mil euros.
O projeto WOW – World of Wine emergiu como um ícone do turismo vínico e gastronómico. Ancorado na rica história de Vila Nova de Gaia e do Porto, este quarteirão cultural ultrapassou fronteiras geográficas, enriquecendo a oferta turística da região. Este projeto inovador envolveu um investimento elegível de 19,5 milhões de euros, resultando num incentivo FEDER de 5,3 milhões de euros.
O projeto ACTION surgiu como resposta ao desafio de promover o turismo acessível. Através de sistemas inteligentes baseados na Web, visou proporcionar experiências turísticas inclusivas para pessoas com necessidades especiais. Promovido pela Universidade de Aveiro, envolveu um investimento elegível de 215 mil euros e um incentivo FEDER de 183 mil euros.
O Dino Parque da Lourinhã é mais do que um parque temático; é um museu ao ar livre repleto de atividades ligadas à descoberta dos dinossauros. Este projeto envolveu um investimento elegível FEDER de 3,5 milhões de euros, resultando num incentivo FEDER de 2,1 milhões de euros.
A aplicação id.gov da administração pública permitiu guardar e consultar documentos como o cartão de cidadão no telemóvel, com a mesma validade legal dos documentos físicos. Desenvolvido pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, este projeto recebeu um incentivo FEDER de 1,5 milhões de euros, no âmbito do COMPETE 2020.
O Roteiro Bubble Art promoveu a cultura e a educação não formal em territórios com pouco acesso a atividades culturais e pedagógicas. Este projeto, apoiado como parte da resposta da União Europeia à pandemia de COVID-19, envolveu um incentivo REACT-EU de cerca de 42 mil euros.
Localizado em Beja, o Vila Galé Nep Kids é muito mais do que um simples hotel: é um paraíso de diversão e aventura para as crianças. Com um conceito inédito, apenas adultos acompanhados por crianças têm acesso, garantindo um ambiente seguro e dedicado aos mais novos. O hotel oferece uma combinação única de infraestruturas e atividades, transformando-se num autêntico “parque de diversões”. Mas a diversão não fica apenas dentro do hotel. Ao lado, o Monte da Faleira, um agroturismo, convida os hóspedes a participarem nas atividades da exploração agrícola.
Este projeto envolveu um investimento elegível de cerca de 10,3 milhões de euros e um incentivo FEDER de 2,6 milhões de euros.
Em Vieira do Minho, um projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 transformou espaços urbanos em áreas verdes vibrantes. A (re)arborização e criação de ilhas-sombra reduziram o calor urbano e melhoraram a qualidade de vida dos residentes e visitantes. Com mobiliário urbano moderno, espaços para entretenimento e percursos pedonais, o projeto promoveu a sustentabilidade e o bem-estar, tornando Vieira do Minho ainda mais acolhedora. Com um investimento elegível de cerca de 74 mil euros, este projeto recebeu um incentivo FEDER e trouxe um futuro mais verde e animado para a vila.
Desde o início do Programa, o COMPETE 2030 tem promovido avisos de concurso para apoiar a inovação e o desenvolvimento empresarial, contribuindo para a competitividade da economia nacional.
Nos dias 23 e 24 de outubro, a região do Alentejo foi palco da 4.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do COMPETE 2030. Este encontro procurou fortalecer o diálogo e a colaboração, impulsionando o desenvolvimento de iniciativas cofinanciadas pelo Programa.
Lisboa foi eleita Melhor Destino Culinário da Europa, enquanto o Porto recebeu o título de Melhor Destino Culinário Emergente.