Tecnologia e histórias de esperança no Cancro da Mama
Evento destacou a Sense Glove, uma tecnologia inovadora cofinanciada pelo COMPETE 2030, dedicada à prevenção do cancro da mama.
Em dezembro visitou-se a Fravizel para conhecer o projeto do COMPETE 2030, representando um total de 13M€ de investimento e um financiamento de 5M€.

Dia 17 de dezembro visitou-se a Fravizel, para conhecer o projeto apoiado pelo COMPETE 2030, representando um total de 13 Milhões de euros de investimento e um financiamento dos Fundos Europeus de 5 Milhões de euros.
Esta visita à empresa Fravizel, envolveu a Comissão Diretiva do COMPETE 2030 e a Comissão Europeia, e teve por objetivo conhecer o projeto New SustentainP4.Ocess.
O balanço do projeto
Antes da visita à fábrica, foi efetuado um balanço do projeto, contextualizado no setor onde opera a empresa : metalomecânica.
O projeto apoiado permitiu alterar os métodos de produção, tornando-a mais rentável, eficiente e limpa. A estratégia da empresa é continuar a apostar na diferenciação do produto, produzido à medida das necessidades do cliente.
Foram atingidas as metas de criação de postos de trabalho qualificados e de aumento de volume de exportações.
Qual a importância do COMPETE 2030
A presidente do COMPETE 2030 lançou a questão da relevância do apoio dos fundos para o investimento em causa. Para a empresa o COMPETE 2030 permitiu acelerar o processo de modernização da empresa, e permitiu atrair jovens para o setor e mais clientes, pela utilização de tecnologia de ponta.
A Comissão Europeia sublinhou a importância da utilização dos Fundos Europeus para apoiar boas práticas e sublinhou que a visão de futuro da Fravizel é prova de que os Fundos de Coesão fazem a diferença.
Projeto
A Fravizel, desenvolve soluções metalomecânicas avançadas para pedreiras, florestas e indústria em geral, visa a realização de um projeto de investimento para a modernização do seu processo produtivo com tecnologias de última geração, conducentes ao aumento da eficiência operacional e energética, automatização, conectividade e sustentabilidade, contribuindo para a consolidação da sua posição competitiva à escala global.
O projeto New SustentainP4.Ocess tem por objetivos a introdução de novos e inovadores meios tecnológicos e processos produtivos, altamente avançados, seguros e sustentáveis, de modo a alcançar níveis substancialmente superiores em termos de eficiência operacional e energética. Para a prossecução dos pressupostos definidos, o projeto definiu como prioridade alcançar os seguintes objetivos estratégicos (“OE”):
– Criação de um novo layout dos pavilhões e naves na unidade industrial da Fravizel, visando a obtenção de um superior nível de eficiência produtiva e energética dos processos produtivos alocados aos mesmos;
– Alteração fundamental do processo produtivo e incremento da capacidade instalada na Empresa, através da capacitação de um conjunto de tecnologias e equipamentos mais avançados e inovadores, com elevado grau de automatização, digitalização, interconexão e escalabilidade, e que respondam às exigências técnicas conexas com a introdução de processos altamente eficientes e ecológicos;
– Incremento dos níveis de automação, robotização e digitalização face ao contexto de mercado no setor de atuação da Fravizel, por meio da introdução de equipamentos e tecnologias alicerçadas nas valências da indústria 4.0, visando reduzir significativamente as ineficiências, erros e desperdícios, críticos nas atividades com intervenção de processos manuais;
– Internalização de trabalhos no processo produtivo da Fravizel que se realizam externamente com recurso a subcontratação, alinhadas com as mais recentes exigências do mercado, visando evoluir o processo produtivo global da Empresa;
– Consolidação dos mercados geográficos de atuação da Fravizel, dos setores core de atuação da Fravizel, e.g., Rocha Natural e Floresta e alargamento consolidado a outros setores de atividade, como a saúde, águas residuais, minas, e indústria em geral;
– Introdução no mercado de produtos com superior grau de sofisticação e qualidade, alinhados ainda com critérios de sustentabilidade, culminando num superior desempenho técnico e energético, permitindo aos seus clientes obter uma maior eficiência energética e a redução das emissões diretas e indiretas de gases de efeito de estufa;
– Promoção do crescimento da atividade da Fravizel, mediante o reforço da notoriedade e representatividade da Empresa no mercado global, posicionando-a como um centro produtivo de excelência e alavancando a angariação sucessiva de novos clientes.
Além dos impactos na atividade da Fravizel, o projeto ao alocar novas e mais avançadas tecnologias e equipamentos e, de processos produtivos mais evoluídos e eficientes, possibilitará à Empresa a alavanca necessária para poder, futuramente, estar capacitada para captar novos clientes e mercados no segmento de fabricação metalomecânica de máquinas, criando, ademais, uma forte vantagem competitiva no mercado em geral.
19 de Dezembro 2025