Saltar para o conteúdo principal da página

Indústria da Madeira e Mobiliário reforça presença internacional com apoio do COMPETE 2030 

Setor português aposta na diversificação de mercados e marca presença no Dubai Wood Show com oito empresas nacionais. 

16 de Abril 2025 | Notícias

Setor português aposta na diversificação de mercados e marca presença no Dubai Wood Show com oito empresas nacionais. Exportações quase duplicaram em 14 anos. 

Internacionalização fortalece competitividade das empresas portuguesas 

A Indústria da Madeira e do Mobiliário continua a afirmar-se nos mercados globais. Entre 2010 e 2024, as exportações do setor aumentaram 95%, passando de 1,55 mil milhões para 3,03 mil milhões de euros. 

Este crescimento foi impulsionado por uma forte aposta na internacionalização. O aumento das exportações extra-UE foi de 128%, com destaque para os produtos de mobiliário, colchoaria e iluminação, que cresceram 145%. 

Presença portuguesa no maior evento do setor no Médio Oriente 

De 14 a 16 de abril de 2025, Portugal participa no Dubai Wood Show, o principal evento do setor nos Emirados Árabes Unidos. Esta presença é organizada pela AIMMP – Associação das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Portugal, no âmbito da operação Inter Wood & Furniture, cofinanciada pelo COMPETE 2030. 

Oito empresas nacionais integram a delegação: MBN Group, Portilame, Revesperfil, Ribadao Wood Boutique, SimplyCeram, Temahome, TradingTimber e X8 Solutions Group. A participação portuguesa está concentrada no Hall 6, Stand A 01, e inclui ainda uma área de meeting point para promoção e networking. 

No dia 14 de abril, às 11h00, a comitiva portuguesa receberá a visita do Embaixador Fernando Figueirinhas e do Conselheiro Económico Manuel Couto Miranda. 

Inter Wood & Furniture promove internacionalização sustentada 

A operação “Inter Wood & Furniture 2024-2025 – Internacionalização Sustentada das Empresas da Fileira da Madeira e Mobiliário” é cofinanciada pelo COMPETE 2030, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. 

Este plano de internacionalização prevê ações estruturadas para consolidar a presença das empresas portuguesas em mercados de elevado potencial. 

Desde a sua criação, o projeto já apoiou mais de 400 empresas, em 195 ações, em mais de 30 mercados. Com incentivos até 50%, esta operação tem sido fundamental para alavancar o crescimento das exportações do setor. 

Dubai Wood Show como plataforma de negócios estratégica 

O Dubai Wood Show é uma das feiras mais relevantes para o setor da madeira e mobiliário a nível mundial. Reúne anualmente centenas de decisores e compradores internacionais. 

Para as empresas portuguesas, representa uma oportunidade única para promover o design nacional, criar parcerias e abrir portas a novos mercados. 

Segundo Vítor Poças, Presidente da AIMMP, “a presença em feiras internacionais como o Dubai Wood Show é crucial para apresentar a inovação portuguesa e fortalecer a nossa posição no mundo.” 

Consulte o plano de feiras internacionais e outras ações da AIMMP no site oficial.  

Saiba mais sobre os apoios do COMPETE 2030 na página Avisos de Concursos.

A carregar...