O projeto ECOGRES 4.0, da Grestel – Produtos Cerâmicos, cofinanciado pelo COMPETE 2020, é o único finalista português na categoria “Uma Europa Verde – A transição ecológica como fator de desenvolvimento regional” dos Prémios REGIOSTARS 2024.
Desde a sua criação em 2008, o REGIOSTARS tornou-se um selo de excelência para projetos financiados pela União Europeia, demonstrando impacto significativo e inclusão no desenvolvimento regional. Este reconhecimento sublinha a importância dos projetos de política de coesão local e regional para atingir as prioridades da UE, promovendo uma economia inteligente, verde e justa.
Este ano, o júri dos REGIOSTARS avaliou um número recorde de 262 candidaturas, selecionando apenas 25 finalistas. O ECOGRES 4.0 destaca-se como o único representante português na categoria dedicada à transição ecológica e ao desenvolvimento regional.
Conheça o projeto
O ECOGRES 4.0 centra-se na sustentabilidade e eficiência de processos e produtos. Criou novas pastas de grés com base na economia circular, incorporando resíduos de indústrias cerâmicas e não cerâmicas. O elemento diferenciador foi a produção de pastas com mais de 95% de resíduos e subprodutos do processo interno e de outras indústrias. A inclusão de resíduos da indústria metalomecânica e do alumínio valoriza materiais que, de outra forma, seriam descartados em aterros. Isto torna este projeto único a nível mundial.
Carlos Pinto, Diretor Fabril do grupo Costa Nova Indústria, comenta: “Esta nomeação é um reconhecimento, por parte dos peritos e técnicos da Comunidade Europeia, do valor inovador do projeto que deu origem à fábrica Ecogres – Cerâmica Ecológica, considerada pioneira e exemplar na área da sustentabilidade.”
Próximos passos
Os vencedores serão decididos na segunda fase de avaliação, que inclui apresentações ao vivo e entrevistas ao júri.
O público pode votar no ECOGRES 4.0, na categoria Uma Europa Verde, para o Prémio do Público, sendo que a votação teve início a 2 de setembro.
A nomeação do ECOGRES 4.0 nos REGIOSTARS 2024 é um testemunho do compromisso de Portugal e do Programa com a sustentabilidade e a inovação no setor cerâmico.
Ana Martins, Diretora Industrial do Grupo Celeste, revela como a marca aposta na inovação e sustentabilidade para conquistar mercados e responder às exigências dos consumidores.
Este ano, o tema é “Saúde mental no trabalho”. O objetivo é destacar a importância da saúde mental nos ambientes profissionais, promovendo locais de trabalho onde esta seja priorizada e protegida.
Na mais recente edição do "Boas Conversas", o COMPETE 2030 recebeu Jorge Carneiro, da Grestel, para falar sobre o projeto Ecogrés 4.0, finalista dos prémios Regiostars 2024.