Exportações impulsionam crescimento económico português
As exportações de bens cresceram 9,9% no 3.º trimestre de 2024, segundo o INE, reforçando o papel da internacionalização na economia nacional.
A Associação NERLEI CCI, através da “International Business 2023-25”, uma operação cofinanciada pelo COMPETE 2030, levou 6 empresas de Leiria até à feira Ceramitec, na Alemanha, onde apresentaram a excelência da produção nacional.
A NERLEI CCI – Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria tem em curso a “International Business 2023-25”, uma operação cofinanciada pelo COMPETE 2030 que visa promover a competitividade e capacidade exportadora num conjunto de PME das fileiras casa, escritório e automóvel, através da participação coletiva em feiras, missões internacionais e na implementação e promoção de ações de marketing, transformação digital e desenvolvimento do e-commerce.
Uma das mais recentes ações, impulsionadas por esta operação, permitiu que seis empresas do distrito de Leiria, com atividades ligadas a máquinas, equipamentos e matérias-primas para a indústria cerâmica, se deslocassem até Munique, Alemanha, para apresentar o melhor da sua produção na feira CERAMITEC.
Este é o principal evento dentro deste alargado segmento da indústria da fileira casa. A edição de 2024 contou com cerca de 500 expositores e reuniu líderes de mercado, decisores e cadeias de valor relacionadas com a indústria da cerâmica, apresentando soluções com forte componente de inovação, assentes nas mais recentes tecnologias.
Henrique Carvalho, Diretor Executivo da NERLEI CCI – Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria partilhou o sucesso desta iniciativa com a newsletter do COMPETE 2030
“A Ceramitec é considerada a feira líder para a indústria da cerâmica com uma forte componente internacional. A edição de 2024 veio comprová-lo, com o aumento significativo de 30% do número de visitantes, oriundos de 84 países, comparativamente com a edição anterior, superando em muito as expectativas das nossas empresas.
As nossas empresas estão perfeitamente conscientes da importância de participarem nesta feira em Munique que é considerada a capital mundial da indústria da Cerâmica, local privilegiado para reunir com os clientes habituais e estabelecer potenciais contactos com novos clientes, por isso, a importância de estarem presentes neste evento.
Assim, todos são unânimes na decisão de voltarem a participar na próxima edição da Feira Ceramitec, agendada para se realizar entre 24 e 26 de março de 2026, contando novamente com o apoio da NERLEI CCI neste processo contínuo de internacionalização.”
A “International Business 2023-25” é um importante aliado para o processo de internacionalização das empresas de Portugal, visando estabelecer relações estratégicas com os especialistas dos mais relevantes setores industriais e potenciando a criação de novos negócios globais.
Irá apoiar um total de 117 empresas, até final de abril de 2025, com ações de promoção da produção nacional, em seis mercados internacionais: Alemanha, Estados Unidos da América, Reino Unido, Marrocos, Itália e México.
A operação está inserida no Objetivo Estratégico 1 | Portugal + Competitivo, do COMPETE 2030, que pretende apoiar o investimento na investigação e inovação, na digitalização, na competitividade e internacionalização das empresas, nas competências para a especialização inteligente e na transição industrial.
Se quiser desenvolver e reforçar as capacidades da sua empresa no domínio da internacionalização, participe! As candidaturas destinam-se às Micro, Pequenas e Médias Empresas inseridas em atividades económicas que visem a produção de bens e serviços.
Saiba mais informações e acompanhe todas as novidades no site da NERLEI: www.nerlei.pt. Pode, também, entrar em contacto com o Departamento de Apoio à Internacionalização: internacional@nerlei.pt.
As exportações de bens cresceram 9,9% no 3.º trimestre de 2024, segundo o INE, reforçando o papel da internacionalização na economia nacional.
Conheça o ExporTECH, um projeto que impulsiona a internacionalização e a digitalização das pequenas e médias empresas da região de Aveiro.
Com os resultados alcançados, o BOW 2023-2024 demonstra a importância de iniciativas colaborativas para preparar as PME portuguesas para os desafios da internacionalização.