Portugal Defende uma Visão Ambiciosa para o FP10 no Conselho de Competitividade
Portugal apresenta a sua visão estratégica para o próximo Programa-Quadro da União Europeia, destacando prioridades para a investigação e inovação no período 2028–2034.
A 4.ª fase das candidaturas do Aviso “SIID – Internacionalização de I&D – Operações de I&D industrial à escala europeia” termina já no próximo dia 30 de setembro, às 19 horas.
O Aviso “SIID – Internacionalização de I&D – Operações de I&D industrial à escala europeia”, lançado pelo COMPETE 2030, representa um importante apoio para o desenvolvimento e competitividade das empresas portuguesas. A 4.ª fase das candidaturas termina já no próximo dia 30 de setembro, às 19 horas.
O principal objetivo deste aviso é capacitar o tecido empresarial de Portugal, aumentando as suas competências globais através da inovação e do progresso tecnológico.
As operações apoiadas incluem atividades de investigação industrial e desenvolvimento experimental, que podem levar à criação de novos produtos, processos ou sistemas, ou à melhoria significativa dos existentes, promovidas no âmbito das seguintes ações europeias da Rede EUREKA:
• Projetos de Clusters e projetos de Rede EUREKA (incluindo os projetos que partcipam em chamadas GLOBALSTARS e chamadas Multilaterais);
• Programa EUROSTARS, da Parceria Europeia Innovative SMEs da Rede EUREKA.
Beneficiários
Podem candidatar-se as micro, pequenas e médias empresas (PME) bem como as empresas de pequena-média capitalização (Small Mid Cap) que cumpram os requisitos de elegibilidade definidos pelo regulamento específico. Além disso, as entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação (ENESII) também podem participar como copromotoras.
Áreas Geográficas e Cofinanciamento
O aviso abrange todas as regiões NUTS II do continente português, incluindo: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve. A taxa de cofinanciamento pode chegar aos 80%, dependendo da região e do tipo de operação.
Este Aviso é uma oportunidade estratégica para as empresas e centros de investigação reforçarem a sua presença em mercados internacionais, cada vez mais exigentes, e acederem a novas tecnologias, conhecimentos, estabelecendo novas parcerias estratégicas.
Para mais informações e detalhes sobre o processo de candidatura visite a página do site do COMPETE 2030, dedicada a este Aviso.
Portugal apresenta a sua visão estratégica para o próximo Programa-Quadro da União Europeia, destacando prioridades para a investigação e inovação no período 2028–2034.
A Estratégia Digital Nacional, que será lançada pelo Governo até ao final do ano, está em consulta pública no ConsultaLEX até 5 de dezembro.
Projetado pelo Banco Central Europeu, este formato de moeda será uma versão eletrónica do euro tradicional, destinada a complementar o dinheiro físico.