ECOGRES 4.0 é finalista nos prémios REGIOSTARS 2024!
O projeto ECOGRES 4.0, da Grestel – Produtos Cerâmicos, em parceria com a Universidade de Aveiro e cofinanciado pelo COMPETE 2020, é o único finalista português na categoria “Green Europe” dos Prémios REGIOSTARS 2024.
O projeto ECOGRES 4.0, da Grestel – Produtos Cerâmicos, em parceria com a Universidade de Aveiro e cofinanciado pelo COMPETE 2020, é o único finalista português na categoria “Green Europe” dos Prémios REGIOSTARS 2024. Este ano, o júri avaliou 262 candidaturas, selecionando apenas 25 finalistas.
Sabia que o ECOGRÉS 4.0 é o resultado de uma spin-off derivada do bem-sucedido projeto de I&D, o ECOGRÉS NG+?
O ECOGRES 4.0 destaca-se pela sua abordagem inovadora de economia circular, com a criação de pastas de grés compostas por mais de 95% de resíduos de indústrias cerâmicas e não cerâmicas (metalomecânicas, por exemplo). Esta iniciativa valoriza materiais que, de outra forma, seriam descartados em aterros, tornando o projeto único a nível mundial.
Testemunhos
De entre os resultados alcançados pelo projeto, destaque para “a capacitação da empresa para aprofundar o estudo e desenvolvimento de novos materiais, não só de pastas, mas também de vidrados, focado na valorização de resíduos de indústrias não cerâmicas”, comenta Jorge Carneiro, responsável pelo núcleo de I&D na Grestel.
Carlos Pinto, Diretor Fabril do Grupo Costa Nova, afirma: “Esta nomeação é um reconhecimento, por parte dos peritos e técnicos da Comunidade Europeia, do valor inovador do projeto que deu origem à fábrica Ecogres – Cerâmica Ecológica, considerada pioneira e exemplar na área da sustentabilidade.”
Próximos passos
O público pode votar no projeto ECOGRES 4.0 até 09 de outubro de 2024 para o Prémio Public Choice Award. Esta nomeação reforça o compromisso de Portugal com a sustentabilidade e a inovação no setor cerâmico.
O LabX – Centro para a Inovação no Setor Público, uma iniciativa da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, celebrou recentemente oito anos de trabalho dedicado à transformação da administração pública em Portugal.
Guimarães conquista o prestigiado título de Capital Verde Europeia 2026, celebrando uma década de compromisso com a sustentabilidade e a inovação ambiental.
Descubra como os Fundos Europeus estão a impulsionar a inovação em Portugal, com destaque para o projeto da Siemens Gamesa que está a transformar o setor das energias renováveis.